01(FURG) No Egito Antigo a maioria da população vivia em condições materiais
precárias de existência. Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia:
A) os felás.
B) os artesãos.
C) os escravos.
D) os sacerdotes.
E) nenhuma resposta está correta.
02 (FURG) Analise cada uma das seguintes afirmativas relacionadas ao Antigo Egito
e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Dos tipos de escrita egípcia, a
hieroglífica era a mais primitiva, utilizada pelos sacerdotes; no entanto, no
Antigo Egito os outros tipos de escrita existentes foram o hirático, o demótico
e o etrusco.
( )
Pode-se dizer que a história do Egito tem início com a sedentarização das populações
que viviam às margens do Nilo, evoluindo para os nomos no IV milênio aC.
( )
Na crença egípcia, a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse
no túmulo o corpo destinado a servir-lhe de moradia.
( )
Apesar da preocupação com as cheias e vazantes do Nilo e com a natureza em geral,
os egípcios pouco interessaram-se pelos estudos científicos.
( )O
governo do Egito Antigo era teocrático, pois o faraó era considerado o filho do
deus-sol, Amón-Rá, e encarnação de Hórus, o deus-falcão.
Quais são, respectivamente, as afirmativas corretas
?
A) F – V – V – F – F
B)
V
– V – F – V – F
C)
V
– V – F – F – V
D) V – V – F – F – F
E) F – V – V – F – V
03
(MAXI COLÉGIO) Observe a imagem:
Osíris. Disponível em:
Acesso em: 21 set. 2007
A pintura egípcia pode ser
caracterizada como uma arte que
A)
definiu os valores passageiros e transitórios como forma de
representação privilegiada.
B)
concebeu as imagens como modelo de conduta, utilizando-as em rituais
profanos.
C)
adornou os palácios como forma
de representação pública do poder político.
D)
valorizou a originalidade
na criação artística como possibilidade de experimentação
de novos estilos.
E) elegeu os valores
eternos, presentes
nos monumentos funerários, como
objeto de representação.
04 (MAXI COLÉGIO) Analise a charge e o texto a
seguir.
Heródoto, historiador grego do
século V antes de Cristo, dizia
que o Egito
era um presente
do Rio Nilo. Durante
os meses de
cheias, suas águas inundavam as
terras e as
cobriam de adubos naturais. Mas isso não era o
bastante, como dizia um documento provavelmente escrito por volta do ano 2000
antes de Cristo: 'Desejamos a inundação, nela achamos vantagem.
Mas nenhum campo
lavrado cria-se por si mesmo'. De
fato, eram muitas
e árduas as
tarefas que os camponeses tinham de realizar para criar
os campos lavrados e eram
os movimentos do
Nilo que regulavam suas atividades
durante todo o ano.
(AQUINO, Rubin;
MOURA, Maria Bernadete; AIETA, Luiza. "Fazendo a História". Rio de
Janeiro: Ao Livro Técnico S.A. Edição Revisada, 1993)
Quanto à
relação do Nilo
com o trabalho
dos camponeses, é válido argumentar que os camponeses
A) podiam se
ocupar com as
atividades de lazer, quando
o rio voltava
ao seu leito
e, então, o trabalho agrícola cessava.
B) precisavam construir diques,
represas e canais de irrigação, para armazenar e distribuir as águas do rio
para diferentes regiões.
C) semeavam e colhiam, durante os
meses em que ocorriam as inundações, aproveitando-se do solo úmido, fertilizado
e amolecido.
D) eram recrutados
pelos faraós para o trabalho artesanal e doméstico
nos palácios, durante os períodos
de vazante.
E) constituíam a camada social
mais privilegiada, devido à importância atribuída ao seu trabalho.
05 (MAXI COLÉGIO) O nome do rei egípcio Amenófis IV (c.1377 a.C. - c.1358 a.C.)
está ligado à
reforma religiosa que substituiu o
culto de Amon-Rá
por Áton e
determinou o fim do
politeísmo. Além do
caráter religioso, essa reforma buscava:
A) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.
B) reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos
nomarcas.
C) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos
antropomórficos.
D) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer
a resistência aos hicsos.
E) restabelecer o governo teocrático,
após o crescimento da máquina
administrativa.
06 (UNIOESTE) Se tomarmos como referência a antigüidade oriental, é
correto afirmar-se sobre a sociedade egípcia que
(01) os faraós, apesar de estarem no topo da hierarquia
social, deviam obediência aos sacerdotes, quedetinham o poder teocrático.
(02) a alta nobreza era constituída pelos parentes do
faraó, pelos altos funcionários do palácio, pelosoficiais superiores do
exército, pelos chefes locais da administração e pelos sacerdotes.
(04) os escribas,
homens letrados, eram considerados os “olhos e ouvidos” do faraó.
(08) os camponeses e os artesãos constituíam uma camada
social dinâmica que controlava a economia agroindustrial egípcia.
(16) os escravos não recebiam proteção dos seus senhores e
eram maltratados em todas as situações.
07 (UFPB-PSS1) A religião do Antigo Egito caracterizava-se, entre outros aspectos,
pela grande quantidade
de deu-ses e pela forte crença na
vida após a morte. Sobre essa religião, é correto afirmar:
a) Os cultos oficiais egípcios não
tinham um caráter popular. As cerimônias eram
realizadas em templos aos quais as pessoas comuns não tinham acesso.
O povo preferia
os rituais de adivinhação e cura, que
respondiam aos problemas de sua
vida cotidiana.
b) A grande quantidade de deuses
representava a força dos cultos locais.
Os egípcios tinham grande
respeito pela diversidade
religiosa e sempre procuravam
preservar as diferenças entre os
deuses de cada
região do país,
sem tentar unificá-los para todo o Egito.
c) Os egípcios
não possuíam uma
religião de fundo moral. Por
isso, para se alcançar a vida eterna,
era suficiente realizar,
da forma mais correta possível, os ritos de
mumificação, que preparavam o corpo para a vida após a morte.
d) Uma característica importante
da religião egípcia era o grande
valor dado à observação dos astros e à astrologia. Os sacerdotes eram grandes especialistas
em fazer previsões
com base no movimento de estrelas e planetas.
e) O faraó
Amenófis IV, no
século XIV a.C., realizou uma grande reforma religiosa,
com o objetivo de unificar
a religião egípcia
em torno do culto de um único deus. Para isso, o faraó buscou o apoio
dos sacerdotes do deus mais importante, Amon-Rá, de forma a impedir a adoração
de outros deuses.
08 (UFAC) Os estudos
arqueológicos e históricos
desenvolvidos no Egito indicam
que, no mundo antigo, o aspecto
mais visível da economia daquele povo consistia em uma espécie de “estatismo
faraônico”. Isso quer dizer que a vida econômica era:
A) integralmente controlada pelos agricultores.
B) controlada pelo faraó, através de seus funcionários e sacerdotes, bem
como pelos produtores rurais.
C) parcialmente controlada pelos
agricultores.
D) quase integralmente, controlada pelo faraó, através de seus
funcionários e sacerdotes.
E) dirigida e organizada pelo faraó, em comum acordo com os agricultores.
09 (UFAC) Em suas narrativas históricas, Heródoto, observando o
cotidiano dos camponeses ou agricultores egípcios, afirmou que estes
aproveitavam a fertilidade propiciada pelos insumos orgânicos deixados nas
áreas alagadas, após as cheias do Nilo, para espalharem suas sementes de
cereais, geralmente enterradas com o auxílio de bois, carneiros ou porcos,
restando-lhes apenas “cruzar os braços” e aguardar o tempo da colheita.
A “ingenuidade” de tal afirmação reside no fato de que, na prática:
A) O rio Nilo por si só fertilizava a terra e irrigava as
plantações.
B) A estação chuvosa se responsabilizava pela irrigação
dos plantios.
C) Era obrigação do lavrador o trabalho de irrigar as
plantações.
D) Os grandes canais de irrigação, coordenados por
engenheiros ligados ao aparelho estatal
faraônico, eram os únicos responsáveis pela irrigação das plantações.
E) O rio Nilo produzia uma argila especial que propiciava
tranqüilidade aos lavradores após a semeadura.
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