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Exercícios sobre o Egito Antigo


01(FURG) No Egito Antigo a maioria da população vivia em condições materiais precárias de existência. Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia:
A) os felás.
B) os artesãos.
C) os escravos.
D) os sacerdotes.
E) nenhuma resposta está correta.


02 (FURG) Analise cada uma das seguintes afirmativas relacionadas ao Antigo Egito e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Dos tipos de escrita egípcia, a hieroglífica era a mais primitiva, utilizada pelos sacerdotes; no entanto, no Antigo Egito os outros tipos de escrita existentes foram o hirático, o demótico e o etrusco.
(    ) Pode-se dizer que a história do Egito tem início com a sedentarização das populações que viviam às margens do Nilo, evoluindo para os nomos no IV milênio aC.
(    ) Na crença egípcia, a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe de moradia.
(    ) Apesar da preocupação com as cheias e vazantes do Nilo e com a natureza em geral, os egípcios pouco interessaram-se pelos estudos científicos.
(   )O governo do Egito Antigo era teocrático, pois o faraó era considerado o filho do deus-sol, Amón-Rá, e encarnação de Hórus, o deus-falcão.
Quais são, respectivamente, as afirmativas corretas ?
A) F – V – V – F – F
B) V – V – F – V – F
C) V – V – F – F – V
D) V – V – F – F – F
E) F – V – V – F – V

03 (MAXI COLÉGIO) Observe a imagem:









Osíris. Disponível em: Acesso em: 21 set. 2007



A pintura egípcia pode ser caracterizada como  uma arte que
A)   definiu os valores passageiros e transitórios como forma de representação privilegiada.
B)   concebeu as imagens como modelo de conduta, utilizando-as em rituais profanos.
C)   adornou     os     palácios     como     forma     de representação pública do poder político.
D)   valorizou  a  originalidade  na  criação  artística como possibilidade de experimentação de novos estilos.
E)  elegeu    os    valores    eternos,    presentes    nos monumentos    funerários,    como    objeto    de representação.

04  (MAXI COLÉGIO) Analise a charge e o texto a seguir.

Heródoto, historiador grego  do  século  V antes de Cristo,  dizia  que  o  Egito  era  um  presente  do  Rio Nilo.   Durante  os   meses   de   cheias,   suas   águas inundavam   as   terras   e   as   cobriam   de   adubos naturais. Mas isso não era o bastante, como dizia um documento provavelmente escrito por volta do ano 2000 antes de Cristo: 'Desejamos a inundação, nela achamos  vantagem.  Mas  nenhum  campo  lavrado cria-se por si mesmo'. De  fato,  eram  muitas  e  árduas  as  tarefas  que  os camponeses tinham de realizar para criar os campos lavrados   e   eram   os   movimentos   do   Nilo   que regulavam suas atividades durante todo o ano.
(AQUINO,    Rubin;    MOURA,    Maria    Bernadete; AIETA, Luiza.  "Fazendo a História". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S.A. Edição Revisada, 1993)
Quanto   à   relação   do   Nilo   com   o   trabalho   dos camponeses, é válido argumentar que os camponeses
A) podiam  se  ocupar  com  as  atividades  de  lazer, quando  o  rio  voltava  ao  seu  leito  e,  então,  o trabalho agrícola cessava.
B) precisavam construir diques, represas e canais de irrigação, para armazenar e distribuir as águas do rio para diferentes regiões.
C) semeavam e colhiam, durante os meses em que ocorriam as inundações, aproveitando-se do solo úmido, fertilizado e amolecido.
D) eram  recrutados  pelos  faraós  para  o  trabalho artesanal  e doméstico  nos palácios, durante  os períodos de vazante.
E) constituíam a camada social mais privilegiada, devido à importância atribuída ao seu trabalho.  



05 (MAXI COLÉGIO) O nome do rei egípcio Amenófis IV (c.1377 a.C. - c.1358  a.C.)  está  ligado  à  reforma  religiosa  que substituiu   o   culto   de   Amon-Rá   por   Áton   e
determinou  o  fim  do  politeísmo. Além  do  caráter religioso, essa reforma buscava:
A) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.
B) reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos nomarcas.
C) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos.
D) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.
E) restabelecer   o   governo   teocrático,   após   o crescimento da máquina administrativa.

06 (UNIOESTE) Se tomarmos como referência a antigüidade oriental, é correto afirmar-se sobre a sociedade egípcia que
(01) os faraós, apesar de estarem no topo da hierarquia social, deviam obediência aos sacerdotes, quedetinham o poder teocrático.
(02) a alta nobreza era constituída pelos parentes do faraó, pelos altos funcionários do palácio, pelosoficiais superiores do exército, pelos chefes locais da administração e pelos sacerdotes.
(04)  os escribas, homens letrados, eram considerados os  “olhos e ouvidos” do faraó.
(08) os camponeses e os artesãos constituíam uma camada social dinâmica que controlava a economia agroindustrial egípcia.
(16) os escravos não recebiam proteção dos seus senhores e eram maltratados em todas as situações.

07 (UFPB-PSS1) A religião do Antigo Egito caracterizava-se, entre outros  aspectos,  pela  grande  quantidade  de  deu-ses e pela forte crença na vida após a morte.         Sobre essa religião, é correto afirmar:
a)  Os cultos oficiais egípcios não tinham um caráter  popular.  As  cerimônias  eram  realizadas em templos aos quais as pessoas comuns não tinham  acesso.  O  povo  preferia  os  rituais  de adivinhação  e  cura,  que  respondiam aos  problemas de sua vida cotidiana.
b)  A grande quantidade de deuses representava a força  dos  cultos  locais.  Os  egípcios  tinham grande  respeito  pela  diversidade  religiosa  e sempre  procuravam  preservar  as  diferenças entre  os  deuses  de  cada  região  do  país,  sem tentar unificá-los para todo o Egito.
c)  Os  egípcios  não  possuíam  uma  religião  de fundo moral. Por isso, para se alcançar a vida eterna,  era  suficiente  realizar,  da  forma  mais correta possível, os ritos de mumificação, que preparavam o corpo para a vida após a morte.
d)  Uma   característica   importante   da   religião egípcia era o grande valor dado à observação dos astros e à astrologia. Os sacerdotes eram grandes  especialistas  em  fazer  previsões  com base no movimento de estrelas e planetas.
e)  O  faraó  Amenófis  IV,  no  século  XIV  a.C., realizou uma grande reforma religiosa, com o objetivo  de  unificar  a  religião  egípcia  em torno do culto de um único deus. Para isso, o faraó buscou o apoio dos sacerdotes do deus mais importante, Amon-Rá, de forma a impedir a adoração de outros deuses.

08 (UFAC) Os estudos  arqueológicos  e históricos desenvolvidos  no Egito  indicam  que,  no mundo antigo, o aspecto mais visível da economia daquele povo consistia em uma espécie de “estatismo faraônico”. Isso quer dizer que a vida econômica era:

A) integralmente controlada pelos agricultores.
B) controlada pelo faraó, através de seus funcionários e sacerdotes, bem como pelos produtores rurais.
C) parcialmente  controlada pelos agricultores.
D) quase integralmente, controlada pelo faraó, através de seus funcionários e sacerdotes.
E) dirigida e organizada pelo faraó, em comum acordo com os agricultores.

09 (UFAC) Em suas narrativas históricas, Heródoto, observando o cotidiano dos camponeses ou agricultores egípcios, afirmou que estes aproveitavam a fertilidade propiciada pelos insumos orgânicos deixados nas áreas alagadas, após as cheias do Nilo, para espalharem suas sementes de cereais, geralmente enterradas com o auxílio de bois, carneiros ou porcos, restando-lhes apenas “cruzar os braços” e aguardar o tempo da colheita.
A “ingenuidade” de tal afirmação reside no fato de que, na prática:

A) O rio Nilo por si só fertilizava a terra e irrigava as plantações.
B) A estação chuvosa se responsabilizava pela irrigação dos plantios.
C) Era obrigação do lavrador o trabalho de irrigar as plantações.
D) Os grandes canais de irrigação, coordenados por engenheiros ligados ao  aparelho estatal faraônico, eram os únicos responsáveis pela irrigação das plantações.
E) O rio Nilo produzia uma argila especial que propiciava tranqüilidade aos lavradores após a semeadura.









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