1 (MAXI) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço das civilizações amoritas e assíria devido ao fato de
(A) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.
(B) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.
(C) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
(D) possuir uma área agriculturável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.
(E) abrigar um sistema hidrográfico ideal para locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.
2 (MAXI) Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.
I. As condições ecológicas explicam porque a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista.
II. Na economia da Mesopotâmia, a fome e crises de subsistência eram freqüentes, causadas pela irregularidade das cheias e também pelas guerras.
III. No Egito, os templos foram construídos graças à riqueza que o Estado burocrático administrava à custa do trabalho de grande parte da população.
IV. A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da História.
Sobre as afirmativas anteriores, é correto afirmar:
(A) I e II são verdadeiras.
(B) III e IV são verdadeiras.
(C) I e IV são verdadeiras.
(D) I e III são verdadeiras.
(E) II e III são verdadeiras.
3 (MAXI) A planície do Eufrates e do Tigre não constitui, como o vale do Nilo, um longo oásis no meio do deserto. Ela tem fácil comunicação com outras terras densamente povoadas desde tempos remotos. Por isso, a história da civilização mesopotâmica está marcada por uma sucessão de invasões violentas e de migrações pacíficas que deram lugar a um contínuo entrecruzamento de povos e culturas.Entre esses povos, destacam-se
(A) egípcios e caldeus
(B) fenícios e hebreus.
(C) persas e fenícios.
(D) babilônios e assírios.
(E) hebreus e egípcios
4 (MAXI) A chamada Revolução Urbana foi antecedida pelos avanços verificados no período neolítico, a saber, a sedentarização das comunidades humanas, a domesticação de animais e o surgimento da agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos ocorreram novos avanços, quase simultaneamente, em pelo menos duas regiões do Oriente Próximo: na Mesopotâmia e no Egito.
(A) Diversificação social: ocorreu o surgimento de uma elite social composta por sacerdotes, príncipes e escribas, diretamente ligada ao poder político e afastada da tarefa primária de produzir alimentos.
(B) Expansão populacional: verificou-se o surgimento de grandes cidades, densamente povoadas.
(C) Desenvolvimento econômico: a economia deixou de estar baseada somente na produção auto-suficiente de alimentos para basear-se na manufatura especializada e no comércio externo de matérias-primas ou de manufaturados.
(D) Descentralização político-econômica: o controle econômico passou a ser feito pelos poderes locais, sediados nas comunidades aldeãs, que funcionavam como centros de redistribuição da produção.
(E) Surgimento da escrita: foi uma decorrência do aumento da produção agrária. Serviu inicialmente para controlar as atividades econômicas dos templos e palácios, mas depois teve profundas implicações para se criar um calendário.
5 ( MAXI) Parte da geração da riqueza do Egito antigo estava ligada às enchentes do Rio Nilo, que propiciavam uma excelente agricultura na época da vazante. Todas estas terras que margeavam o rio eram:
(A) divididas em pequenos lotes e vendidas aos camponeses.
(B) de propriedade do Estado.
(C) cultivadas pelos sacerdotes.
(D) grandes propriedades pertencentes à nobreza egípcia.
(E) formadas de pequenas propriedades pertencentes aos felás.
6 (MAXI) Surgido na Antiga Mesopotâmia, é considerado o mais antigo código de leis escritas da humanidade:
(A) Lei das Doze Tábuas
(B) Leis Draconianas.
(C) Dez Mandamentos.
(D) Código de Hamurabi
(E) Lei Tessalônica.
7 (MAXI) Um império baseado na agricultura, na arregimentação de camponeses para grandes obras e profundamente dependentes das águas de um grande rio.
Esta frase se refere aos:
(A) assírios e a importância do Nilo;
(B) hititas e a importância do Eufrates;
(C) amoritas e a importância do Jordão;
(D) babilônicos e a importância do Egeu;
(E) egípcios e a importância do Nilo.
Comentários