1 (MAXI) São características da ideologia Nazista:
(A) racismo, totalitarismo e marxismo;
(B) racismo, defesa do capitalismo e humanismo;
(C) unipartidarismo; marxismo e totalitarismo;
(D) sociedade militarista; anti-semitismo e racismo;
(E) nacionalismo; bolchevismo e totalitarismo.
2 (MAXI) A história das sociedades oscila entre a ordem e a desordem, entre a estruturação do mundo sociopolítico e a possibilidade do seu desregramento. As imagens ilustram essa afirmação e compõem parte dos fenômenos políticos do século vinte.
Sobre a realidade histórica retratada pelas imagens, pode-se afirmar:
I. O nazismo foi gestado como resposta ao caos social que abateu a Alemanha da década de 1930 e teve amplo apoio popular.
II. O incremento da indústria bélica fez parte do esforço da Alemanha nazista para reerguimento econômico e combate ao desemprego.
III. A guerra – apesar das mortes e destruição – estava inserida no projeto de reerguimento da Alemanha do ponto de vista político e econômico.
IV. As campanhas militares nazistas – devido ao custo humano em mortes e mutilações – jamais conquistaram o apoio das massas trabalhadoras.
Estão corretas
(A) apenas I e II.
(B) apenas I, II e III.
(C) apenas I, III e IV.
(D) apenas II e IV.
(E) apenas III e IV.
3 ( MAXI) O fascismo pode ser definido como uma ideologia e um sistema político. Foi introduzido na Itália por Mussolini e vigorou no período de 1922 a 1945. Assinale a alternativa que apresenta suas principais características.
(A) Antiarianismo e socialismo.
(B) Corporativismo, totalitarismo, nacionalismo e anti-comunismo.
(C) Tolerância religiosa e pluralismo cultural.
(D) Desenvolvimento econômico e não intervenção do Estado.
(E) Comunismo e liberdade de expressão.
4 ( MAXI) "Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça, e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser pacíficos." (Adolf Hitler, no Congresso Nazista de Nuremberg, 1933. In: O triunfo da vontade, filme de Leni Riefenstahl, 1935.)
O trecho identifica algumas das características do projeto nazista, que governou a Alemanha entre 1933 e 1945. Entre elas, a:
(A) Defesa da adoção do comunismo, expressa na ideia de supressão de classes.
(B) Recusa do uso da violência, expressa na ideia de povo pacífico.
(C) Submissão total da sociedade ao Estado, expressa na ideia de obediência.
(D) Ampliação do acesso ao ensino básico, expressa na ideia de autoeducação.
(E) Eliminação das divisões nacionais, expressa na ideia de Reich (Império).
5 ( MAXI) O filme "A queda – Os últimos dias de Hitler", recentemente exibido nos cinemas, causou polêmica pois, segundo alguns críticos, "humaniza a figura de Hitler". A principal preocupação desses críticos era que o público do filme, ao ver Hitler em cenas do quotidiano doméstico, simpatizasse com sua figura e passasse a ver o nazismo de forma mais tolerante. Em resposta às críticas, o diretor do filme afirmou que sua intenção era a oposta: aumentar a discussão sobre o período nazista, para evitar que as idéias propagadas por Hitler pudessem reaparecer na política atual. Dessa forma, em meio à polêmica, os dois lados manifestaram intenção semelhante:
(A) alertar para os riscos do totalitarismo e das idéias racistas, como as defendidas pelo nazismo e aplicadas na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940.
(B) proibir a liberdade de expressão, para que tanto o nazismo quanto outras ideologias autoritárias, como o socialismo soviético, sejam eliminados.
(C) restabelecer a liberdade de organização político-partidária no ocidente, oferecendo alternativas institucionais para a difusão dos ideais nazistas.
(D) impor os princípios enunciados no Tratado de Versalhes que impediu, em 1919, a Alemanha de produzir armas e que foi ignorado pelos nazistas.
(E) reconhecer que, independentemente de suas idéias, os líderes políticos são seres humanos e que, portanto, têm direitos e merecem respeito.
6 ( MAXI) "A guerra européia que se iniciou no 1º de setembro de 1939 foi a guerra de Hitler. Historiadores continuarão a discutir as forças sociais, econômicas e políticas que o levaram a assumir uma série de riscos calculados que culminaram em uma guerra em grande escala". (KITCHEN, Martin. "Um mundo em chamas". Rio de janeiro: Zahar, 1993. p. 11.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Hitler, apesar do poder absoluto que detinha no Estado Maior Alemão, foi forçado a agir em um contexto socioeconômico, no qual era dependente do apoio ativo de seus subordinados.
II. Hitler se encontrava em pleno comando da política externa alemã, e suas ações levaram em conta as circunstâncias sociais históricas e culturais de sua época.
III. A guerra implementada por Hitler resultou de sua insanidade e de seus interesses pessoais, o que isenta, assim, a sociedade alemã de qualquer responsabilidade sobre os resultados da empreitada.
IV. As decisões de Hitler bem como a política interna e externa por ele encetada foram respaldadas pelas elites diplomáticas e militares e pelas classes hegemônicas alemãs.
Estão corretas apenas as afirmativas:
(A) I e III.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) I, II e IV.
(E) II, III e IV.
Comentários