Pular para o conteúdo principal

Exercícios sobre o governo Vargas

01 (UNISINOS) O ano de 2005 marca a passagem dos 60 anos do final do Estado Novo (1937-1945) e dos 20 anos do término da Ditadura Militar (1964-1985). Num curto espaço de tempo, a sociedade brasileira foi submetida a dois regimes de exceção, nos quais as liberdades democráticas e os direitos individuais foram suspensos. Cada um dos períodos históricos constituem momentos muito singulares da história do Brasil, tanto no que concerne aos aspectos políticos, quanto no que se refere aos aspectos culturais.
 YES, NÓS TEMOS BANANAS (Braguinha-Alberto Ribeiro, 1937)
Yes, nós temos bananas
Bananas pra dar e vender
Banana menina tem vitamina
Banana engorda e faz crescer
Vai para a França o café, pois é
Para o Japão o algodão, pois não
Pro mundo inteiro, homem ou mulher
Bananas para quem quiser
Mate para o Paraguai
Ouro do bolso da gente não sai
Somos da crise, se ela vier
Bananas para quem quiser

 NÃO EXISTE PECADO AO SUL DO EQUADOR (Chico Buarque – Ruy Guerra/1972-1973 Para a peça Calabar de Chico Buarque e Ruy Guerra)
Não existe pecado do lado de baixo do Equador
Vamos fazer um pecado rasgado, suado, a todo vapor (Vamos fazer um pecado safado debaixo do meu cobertor) *
Me deixa ser teu escracho, capacho, teu cacho
Um riacho de amor
Quando é lição de esculacho, olha aí, sai de baixo
Que eu sou professor
Deixa a tristeza pra lá, vem comer, me jantar
Sarapatel, caruru, tucupi, tacacá Vê se me usa, me abusa, lambuza
Que a tua cafuza
Não pode esperar
Deixa a tristeza pra lá, vem comer, me jantar
Sarapatel, caruru, tucupi, tacacá
Vê se me esgota, me bota na mesa
Que a tua holandesa
Não pode esperar
Não existe pecado do lado de baixo do Equador
Vamos fazer um pecado rasgado, suado a todo vapor
Me deixa ser teu escracho, capacho, teu cacho
Um riacho de amor
Quando é missão de esculacho, olha aí, sai de baixo Eu sou embaixador * versos originais vetados pela censura

Leia com atenção o que se pede abaixo e responda às questões com base nos seus conhecimentos.
a) Explique dois aspectos políticos comuns e um aspecto político diferenciador dos dois períodos históricos em questão.

b) A partir dos seus conhecimentos sobre a história do século XX, e considerando as imagens acima, explique uma característica do contexto internacional da época do Estado Novo e uma característica do contexto internacional do período da Ditadura Militar. c) Com base nas letras de música transcritas acima, cada uma delas referente a um dos momentos mencionados, procure definir dois aspectos divergentes e um aspecto convergente quanto ao modo como os autores percebem a identidade do Brasil no período em questão.



02 (CEFET-RN) “a CLT rege a relação entre trabalhadores e patrões desde 1943 e nunca foi revisada”. “Para o trabalhador com carteira assinada são poucas as alterações. Todos os direitos foram preservados”. “Para os patrões, a mudança estimula a contratação, já que se abre uma porta de negociação”. (fragmentos da Veja, edição 1730 de 12 de dezembro de 2001, pág. 146). 
 A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) foi criada no governo de: 
 A) Juscelino Kubitschek.
 B) Jânio Quadros.
 C) Eurico Gaspar Dutra.
 D) Getúlio Vargas.

03(PUC-MINAS) “O meu candidato é o Eurico. Mas, se houver oportunidade, eu mudo uma letra: Eu fico.” A anedota popular, muito em voga nos anos 40 no Brasil, quando estava em curso o processo de democratização do país, reflete: 
A) vontade do ditador Getúlio Vargas de permanecer no poder com o apoio da população brasileira, diante da vitória dos países aliados na Segunda Guerra. 
B) estratégia política de Vargas para conseguir o apoio da oposição liderada pela UDN (União Democrática Nacional) para sua candidatura à Presidência da República. 
C) manobra do governo para anunciar ao povo brasileiro a ameaça representada pelo candidato Dutra, contrário à abertura democrática. 
D) pretexto utilizado por Vargas para manter a ditadura do Estado Novo vencendo a resistência da oposição, que apoiava a candidatura Dutra. 

04(FURG) Na História do Brasil, o período conhecido como Estado Novo foi caracterizado
I – pela vigência de uma constituição outorgada;
II – pela centralização político-administrativa;
III – por um modelo exacerbadamente federativo;
IV – pela concentração de poderes nas mãos do Executivo;
V – por um forte sistema de censura e repressão mantido pelo Serviço Nacional de Informações.
Estão corretas:
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) I, III, e V.
D) I, II e IV.
E) III, IV e V.


05 (FURG) O período da história brasileira denominado Estado Novo (1937-1945) apresentou os seguintes elementos constitutivos: 
I - o autoritarismo, que, como prática governativa, significou o incremento e a continuidade de um processo desencadeado desde 1935, ano a partir do qual foram decretados diversos estados de exceção no país. 
II - a legitimação ideológica da ditadura promovida a partir do DIP, no plano nacional, e dos DEIPs, no estadual, órgãos responsáveis pela censura e pela propaganda governamental. 
III - o controle social, através do atrelamento dos sindicatos ao Estado.
IV - o avanço da indústria de base, promovido a partir do investimento de capitais externos. 
Quais afirmativas estão corretas? 
A) Apenas II. 
B) Apenas I, II e III. 
C) Apenas I, III e IV. 
D) Apenas II, III e IV. 
E) I, II, III e IV. 

06 (UERJ) Reza a lenda que, numa noite chuvosa de agosto de 39, Ary estava na sua sala, jogando conversa fora com a patroa e um casal de cunhados. De repente, levantou do sofá e disse, indo pro piano (...): vou fazer um samba cheio de inovações. Começou imitando no teclado a batida de um tamborim e, meia hora depois, música e letra estavam prontas. O cunhado foi o primeiro a esboçar um protesto que acompanharia a canção até hoje: coqueiro que dá coco, Ary? E você queria que ele desse o quê?!? Ary não deu bola. (...) Ele, esperto como sempre foi, sabia que estava inventando um gênero, o samba-exaltação. Com sua letra que cantava o bom e o belo dessa terra, estava inaugurando uma nova era, numa época onde marchas e sambas, como diria Noel Rosa, só falavam de mulher, malandragem e prontidão (falta de grana). (...) O fato é que nunca se descobriu se a Aquarela foi mesmo composta ou não sob encomenda de Getúlio. http://www.sambachoro.com.br/artistas/arybarroso 

Em 2003, comemorou-se o centenário do nascimento de um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira, Ary Barroso. O samba-exaltação, sua criação, foi utilizado como peça de propaganda tanto internamente, pelo Estado Novo, como externamente, pela Política da Boa Vizinhança do presidente norte-americano Franklin Roosevelt.



A) Explique de que forma o Estado Novo utilizou-se de manifestações da cultura popular, como o samba, em seu projeto de legitimação.
B) Cite duas características do contexto internacional no qual foi estabelecida a Política da Boa Vizinhança.




07 (UERJ) PAULISTAS EM GUERRA CONTRA VARGAS
(Jornal do Século, 26/11/2000) Na década de 30, para combater o governo estabelecido por Getúlio Vargas, os paulistas pegaram em armas. Os cartazes acima fazem parte da sua propaganda, pedindo a colaboração da população no esforço de guerra. A Revolução de 1932 ocorre na seguinte conjuntura política nacional:
A) aprovação do novo Código Eleitoral sem o voto secreto
B) perda da hegemonia política pela oligarquia paulista em nível federal
C) intervenção do poder federal no governo de São Paulo por meio da política dos governadores
D) aliança entre o Partido Popular Progressista e produtores rurais intermediada por militares tenentistas.


  08 (UERJ)


Reprodução da primeira Carteira Profissional emitida no Brasil, em nome de Getúlio Vargas. (O Globo, 22/08/2004) 


O objetivo do governo Lula com a reforma trabalhista (...) é (...) adequar a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), criada por Getúlio Vargas em 1943, à nova realidade do país. Esta será a posição do secretário de Relações do Trabalho, Osvaldo Bargas, na coordenação do Fórum Nacional do Trabalho (FNT). (...) – A reforma trabalhista não é para ampliar direitos. Isso se conquista na luta. Foi assim que aprendi – disse Bargas, ex-sindicalista que se iniciou nas greves do ABC. (Jornal do Brasil, 22/08/2004)

 A legislação trabalhista e sindical brasileira, cuja base foi criada durante o primeiro período em que Getúlio Vargas governou o país (1930-1945), foi fruto, dentre outros, da luta organizada dos trabalhadores brasileiros. O Brasil tem hoje como presidente da república um ex-operário que começou a se destacar no cenário brasileiro como líder sindical em meados da década de 1970. Cite: 

A) uma característica da legislação trabalhista-sindical aprovada durante o primeiro governo Vargas e uma mudança da legislação em vigor nessa área que esteja sendo proposta pelo governo Lula; 
B) duas características que diferenciem o movimento sindical na primeira metade da década de 1940 daquele verificado nos anos de 1970. 



09 (UEL) Durante o Estado Novo, o governo de Getúlio Vargas foi marcado por fértil produção de materiais como cartilhas, cartazes, filmes e pela prática de grandes espetáculos comemorativos. Sobre o significado da propaganda política na ditadura estado novista, é correto afirmar: 
A) Constituiu um dos pilares do Estado Novo, pois ao disseminar imagens e símbolos que valorizavam as ações do governo teve como alvo buscar o apoio popular e a legitimidade junto às massas, assegurando assim o controle social. 
B) Expressou a preocupação de Vargas em associar o seu governo ao passado nacional, já que a utilização de símbolos da “República Velha” era recorrente e difundia a ideia de continuidade. 
C) A propaganda política do Estado Novo veiculou mensagens que objetivavam consolidar o ideal de um trabalhador orientado por uma consciência de classe e reivindicativo quanto a seus interesses. 
D) A veiculação de imagens e símbolos enaltecedores da figura de estadista de Vargas dificultou a visualização dessa liderança política como “pai dos pobres”. 
E) O objetivo central da propaganda política no Estado Novo era explicitar para a sociedade a existência das tensões e conflitos, indicando ser a luta de classes o caminho para a construção de uma sociedade coesa. 


 10 (UNIFRA)
A charge refere-se ao ano de 1930 quando chegou à presidência do Brasil o gaúcho Getúlio Dorneles Vargas. Rompia-se o domínio político até então exercido por São Paulo e Minas Gerais. Caracterizou esse momento
A) o aumento da mobilização de setores opostos às oligarquias vigentes como setores médios urbanos, tenentes e grupos intelectuais.
B) a recuperação econômica dos setores cafeicultores abalados pela crise das exportações.
C) uma forte resistência dos setores de trabalhadores que buscava legalizar os direitos trabalhistas.
D) uma aproximação entre as oligarquias mineira e paulista em torno da sucessão de Washington Luís. E) a hegemonia da burguesia industrial sobre as antigas camadas oligárquicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicação do castigo do açoite de Debret

CIVILIZAÇÃO ROMANA - QUESTÕES OBJETIVAS

CIVILIZAÇÃO ROMANA 01- (FATEC) A civilização romana exerceu uma grande influência sobre as civilizações posteriores, e dentre os maiores legados deixados por ela temos: a) o direito romano, que continua ainda hoje a ser a base da ciência jurídica, e o idioma. b) a organização social e sua estrutura administrativa. c) a cultura clássica, as ciências e as artes, além da religião politeísta e do idioma. d) o sistema econômico e a religião dualista copiada dos persas. e) a religião politeísta, bastante semelhante à grega, e a educação, que valoriza a escrita e a leitura. 02 (FGV) "A partir de então, passou-se a eleger cônsules em número de dois, ao invés de um único rei, com o propósito de que, se um deles tivesse a intenção de agir mal, o outro, investido de igual autoridade, o coibisse." Flávio Eutrópio, Sumário da história romana, in Historiadores latinos, NOVAK, G., M e outros (orgs.), trad., São Paulo, Martins Fontes, 1999, p. 259. O trecho acima refere-se ao perí...

Exercícios sobre o Egito Antigo

01(FURG) No Egito Antigo a maioria da população vivia em condições materiais precárias de existência. Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia: A) os felás. B) os artesãos. C) os escravos. D) os sacerdotes. E) nenhuma resposta está correta. 02 (FURG) Analise cada uma das seguintes afirmativas relacionadas ao Antigo Egito e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Dos tipos de escrita egípcia, a hieroglífica era a mais primitiva, utilizada pelos sacerdotes; no entanto, no Antigo Egito os outros tipos de escrita existentes foram o hirático, o demótico e o etrusco. (    ) Pode-se dizer que a história do Egito tem início com a sedentarização das populações que viviam às margens do Nilo, evoluindo para os nomos no IV milênio aC. (    ) Na crença egípcia, a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe de moradia. (    ) Apesar da preocupa...