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BRASIL COLÔNIA


01 (UPE) Na colonização da América, a atuação dos jesuítas foi decisiva em muitos aspectos para assegurar o domínio europeu. Com relação à atuação dos jesuítas no Brasil, pode-se afirmar que
A) protegeram, em algumas situações, os índios da exploração dos colonos portugueses.
B) não conseguiram se destacar politicamente, sendo apenas religiosos.
C) se restringiram ao trabalho de catequese nos engenhos de açúcar.
D) não se envolveram com os índios em São Vicente, defendendo os colonos.
E) acumularam bens materiais, embora nunca apoiassem a escravidão.

02 (UTPR)  “(...) quem se debruça sobre a religiosidade colonial não pode ter como parâmetro as normas e os padrões do catolicismo doutrinal, ditado pela teologia e pelo direito canônico. A rigor, se este existe, não foi a colônia portuguesa da América o lugar adequado para se visualizar sua forma acabada. Ao contrário, o que aqui se vê é um catolicismo popular marcado pela precariedade da evangelização e pela hipertrofia das constelações devocional e protetora. (...)” (BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder. São Paulo: Ática, 1986)
Tendo como base as características da religião e da religiosidade no Brasil Colonial, analise as afirmações abaixo relacionadas:
I) Traços católicos, negros, indígenas e judaicos fundiram-se na América portuguesa, compondo uma religião especificamente colonial marcada pelo sincretismo.
II) As irmandades leigas foram no Brasil Colonial os principais veículos do catolicismo popular.
III) As devoções aos santos nas irmandades leigas muitas vezes ganhavam precedência sobre o Deus Todo-Poderoso.
IV) O reconhecimento do sincretismo como traço característico da religiosidade no período colonial evitou as ações do Tribunal de Inquisição no Brasil.
Pode-se afirmar que estão corretas:
A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) I, II, e III.
D) II, III e IV.
E) todas as afirmações.

03 (CEFET)  “(...) a religião (por meio da catequese do gentio) aparece desde o início como o discurso legitimador da expansão que era vista, assim, como conquista espiritual; é junto ao papado que os reinos ibéricos, pioneiros da colonização e expansão, buscam autoridade para dirimir as disputas pela partilha dos mundos a descobrir; e, a partir daí, a legitimação da conquista pela cat equese. (...)” (NOVAIS, Fernando A. In: SOUZA, Laura de Mello e. História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.)
Sobre as conquistas dos povos ibéricos, é correto afirmar que:
A) a religião forneceu a base ideológica da conquista e da colonização da América.
B) a colonização foi exclusivamente motivadapor questões materiais e políticas.
C) o papado se opôs à catequização das terras descobertas.
D) a catequização do Novo Mundo era o único objetivo dos colonizadores.
E) Portugal e Espanha dividem funções com relação ao Novo Mundo: o primeiro seria responsável pela colonização e o segundo pela catequização.

04 (UEL) “Apesar dos diferentes níveis do sucesso nas capitanias, a política básica dos jesuítas foi a mesma em todo o Nordeste. Opondo-se à escravização do gentio, eles realizaram um programa de catequização nos pequenos povoados ou aldeias, onde tanto os grupos tribais locais quanto os índios trazidos do sertão pudessem receber instrução e orientação espiritual. Os índios eram educados para viver como cristãos, conceito que incluía não só a moralidade, mas também os hábitos de trabalho dos europeus.” (SCHWARTZ, Stuart. Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 48.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a política jesuítica implementada no Nordeste brasileiro durante os séculos XVI e XVII, é correto afirmar:
a) A defesa de uma política de catequização para as populações nativas revela o respeito dos jesuítas à cultura indígena, distanciando-se dos colonizadores que a concebiam como bárbara e inferior.
b) A atuação dos jesuítas foi decisiva para a manutenção das formas tradicionais de trabalho presentes nas comunidades indígenas.
c) Embora houvesse discordância entre jesuítas e colonos, ambos respeitaram as diferenças entre os grupos étnicos nativos e atuaram na pacificação das relações intertribais.
d) A ação dos jesuítas fundou-se no trabalho de catequização, que requereu a destribalização e conversão dos gentios ao catolicismo, práticas tão desintegradoras da cultura indígena quanto a escravização.
e) Os jesuítas, ao manterem alguns princípios essenciais das comunidades indígenas, como a poligamia e o canibalismo ritual, obtiveram a conversão integral dos gentios ao cristianismo.


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