01 (UPE) Na colonização da América, a atuação dos jesuítas foi decisiva em muitos
aspectos para assegurar o domínio europeu. Com relação à atuação dos jesuítas no Brasil, pode-se afirmar que
A) protegeram,
em algumas situações, os índios da exploração dos colonos portugueses.
B) não
conseguiram se destacar politicamente, sendo apenas religiosos.
C) se
restringiram ao trabalho de catequese nos engenhos de açúcar.
D) não se
envolveram com os índios em
São Vicente , defendendo os colonos.
E) acumularam
bens materiais, embora nunca apoiassem a escravidão.
02 (UTPR) “(...) quem se debruça sobre a religiosidade colonial não pode ter como parâmetro as normas e os padrões do
catolicismo doutrinal, ditado pela teologia e pelo direito canônico. A rigor,
se este existe, não foi a colônia portuguesa da América o lugar adequado para
se visualizar sua forma acabada. Ao contrário, o que aqui se vê é um catolicismo
popular marcado pela precariedade da evangelização e pela hipertrofia das
constelações devocional e protetora. (...)” (BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder. São Paulo: Ática,
1986)
Tendo como base as características da religião e da
religiosidade no Brasil Colonial, analise as afirmações abaixo relacionadas:
I) Traços católicos, negros, indígenas e judaicos fundiram-se
na América portuguesa, compondo uma religião especificamente colonial marcada
pelo sincretismo.
II) As irmandades leigas foram no Brasil Colonial os principais
veículos do catolicismo popular.
III) As devoções aos santos nas irmandades leigas muitas
vezes ganhavam precedência sobre o Deus Todo-Poderoso.
IV) O reconhecimento do sincretismo como traço
característico da religiosidade no período colonial evitou as ações do Tribunal
de Inquisição no Brasil.
Pode-se afirmar que estão corretas:
A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) I, II, e III.
D) II, III e IV.
E) todas as afirmações.
03 (CEFET) “(...) a religião (por meio da catequese do gentio)
aparece desde o início como o discurso legitimador da expansão que era vista,
assim, como conquista espiritual; é junto ao papado que os reinos
ibéricos, pioneiros da colonização e expansão, buscam autoridade para dirimir
as disputas pela partilha dos mundos a descobrir; e, a partir daí, a
legitimação da conquista pela cat equese. (...)” (NOVAIS, Fernando A. In: SOUZA, Laura de Mello e. História
da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa.
São Paulo: Companhia das Letras, 1997.)
Sobre as conquistas dos povos ibéricos, é correto afirmar
que:
A) a religião forneceu a base
ideológica da conquista e da colonização da América.
B) a colonização foi exclusivamente motivadapor questões
materiais e políticas.
C) o papado se opôs à catequização das terras descobertas.
D) a catequização do Novo Mundo era o único objetivo dos
colonizadores.
E) Portugal e Espanha dividem funções com relação ao Novo
Mundo: o primeiro seria responsável pela colonização e o segundo pela catequização.
04 (UEL) “Apesar dos diferentes níveis do sucesso nas capitanias, a política
básica dos jesuítas foi a mesma em todo o Nordeste. Opondo-se à escravização do
gentio, eles realizaram um programa de catequização nos pequenos povoados ou
aldeias, onde tanto os grupos tribais locais quanto os índios trazidos do
sertão pudessem receber instrução e orientação espiritual. Os índios eram
educados para viver como cristãos, conceito que incluía não só a moralidade,
mas também os hábitos de trabalho dos europeus.”
(SCHWARTZ, Stuart. Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial. São Paulo: Companhia das
Letras, 1988. p. 48.)
Com base no texto e nos conhecimentos
sobre a política jesuítica implementada no Nordeste brasileiro durante os séculos
XVI e XVII, é correto afirmar:
a) A defesa de uma política de catequização para as populações nativas
revela o respeito dos jesuítas à cultura indígena, distanciando-se dos colonizadores
que a concebiam como bárbara e inferior.
b) A atuação dos jesuítas foi decisiva para a manutenção das formas
tradicionais de trabalho presentes nas comunidades indígenas.
c) Embora houvesse discordância entre jesuítas e colonos, ambos
respeitaram as diferenças entre os grupos étnicos nativos e atuaram na
pacificação das relações intertribais.
d) A ação dos jesuítas fundou-se no trabalho de catequização, que
requereu a destribalização e conversão dos gentios ao catolicismo, práticas tão
desintegradoras da cultura indígena quanto a escravização.
e) Os jesuítas, ao manterem alguns princípios essenciais das comunidades
indígenas, como a poligamia e o canibalismo ritual, obtiveram a conversão
integral dos gentios ao cristianismo.
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