01 (UTFPR) “Inicialmente, Maomé não pretendia fundar uma
religião. Queria simplesmente “despertar” os seus concidadãos, convencê-los a
venerar apenas a Alá, pois eles já o reconheciam como criador do céu e da
Terra, e responsável pela fertilidade; evocavam- no por ocasião de crises e de
grandes perigos e juravam “por Deus em seus votos mais sol enes”. Alá era, de
resto, o senhor da ka´ba (Caaba). Numa das mais antigas suras,
Maomé pede aos membros de sua própria tribo, os Coraixitas, que “adorem o
senhor desta Casa; ele os alimentou nos dias de fome e libertou-os do medo”.
Contudo, a oposição não demorou a manifestar-se”. (ELIADE, Mircea. História das crenças e das
idéias religiosas. Rio de Janeiro:
Zahar, 1984, tomo 3, página 89)
Tendo como base o
texto acima, podemos assinalar como INCORRETO com relação ao Islamismo:
A) Recitação do credo islâmico, “Não existe nenhum deus além de Alá e
Maomé, o seu profeta”.
B) Preces cotidianas, chamadas de slãts, feitas cinco vezes ao
dia, em direção à Meca.
C) Observação do mês do Ramadã, no qual os fiéis jejuam desde o nascer
até o pôr do sol.
D) Peregrinação para Meca, ou Hajj, ao lugar do nascimento de Maomé
e sede da Caaba, pelo menos uma vez na vida por todo muçulmano dotado de
condições físicas e econômicas.
E) Propagação pacífica do Islã, ou Jihad, pela qual a mesma deve ser
levada aos outros povos de maneira cordial, por meio da catequização e da
conversão voluntária.
02 (UTFPR) “O processo
de gestação do Feudalismo foi bastante longo, remontando à crise romana do
século III, passando pela constituição dos reinos germânicos nos séculos V-VI e
pelos problemas do Império Carolíngio no
século IX, para finalmente se concluir
em fins desse século ou primórdios do X.” (FRANCO JÚNIOR, Hilário. O
feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 9)
Com base no texto acima, é correto
afirmar sobre o Feudalismo na Alta Idade Média que:
A) a sociedade feudal era rural e clericalizada
e o poder político era fragmentado.
B) as lutas entre burgueses e
trabalhadores assalariados impediram a estabilidade social e política.
C) as perturbações provocadas pela fome
e pela peste fortaleceram o poder da nobreza feudal.
D) o mundo feudal foi marcado pela
centralização monárquica e pelo trabalho escravo.
E)
as invasões bárbaras ocasionaram o surgimento de heresias, provocando guerras
religiosas.
03 (PUCPR) A História do Império Bizantino
abrangeu um período equivalente ao da Idade Média, apesar da instabilidade social,
decorrente, entre outros fatores:
A) dos freqüentes
conflitos internos originados por controvérsias políticas e religiosas.
B) da
excessiva descentralização política que enfraquecia os imperadores.
C) da
posição geográfica de sua capital, Constantinopla, vulnerável aos bárbaros que
com facilidade a invadiam freqüentemente.
D) da
constante intromissão dos imperadores de Roma em sua política.
E) da falta
de um ordenamento jurídico para controle da vida social.
04 (PUCPR) Textos de todos os povos falam
do excesso e do peso do pagamento de tributos, incluindo os camponeses ou
servos de gleba medievais no Ocidente da Europa. Para estes, das várias
obrigações, cita-se o pagamento de tributo em espécie e fornecimento de mão-de-obra
gratuita para reparo de pontes, estradas, canais, etc., respectivamente com os
nomes de:
A) corvéia –
talha.
B) censo –
capitação.
C)
banalidades – talha.
D) talha – corvéia.
E) taxa de
casamento – mão morta.
05 (CEFET-PR) “O que se tornou
conhecido por Império Bizantino era na origem o Império Romano do Oriente (Grécia,
Egito, Síria-Palestina, Mesopotâmia, Ásia Menor). E realmente, como Roma,
Bizâncio uniu, através de uma língua e uma determinada maneira de sentir e de
pensar, povos que nada tinham de comum entre
si. Como os antigos gregos e romanos, os bizantinos consideravam- se os únicos
habitantes do mundo civilizado, rotulando de bárbaros todos os que não partilhavam
de sua cultura. Contudo, ao longo de sua extensa história, de 330 a 1453,
aquele Estado foi aos poucos mesclando suas raízes latinas com os elementos
greco-orientais há muito enraizados naqueles territórios, surgindo assim uma
civilização nova, original, com personalidade própria.” (In: FRANCO JR. Hilário
& ANDRADE Fo, Ruy de O. O Império Bizantino. São Paulo: Brasiliense,
1985).
Leia as
seguintes afirmações sobre o Império Bizantino:
I) O
cesaropapismo, inaugurado por Justiniano (527-565), representou um verdadeiro desafio
à autoridade do papa de Roma, que desejava deter o comando universal da Igreja
Católica.
II) A
principal e mais lucrativa atividade econômica desenvolvida no Império
Bizantino foi a agricultura, que era controlada diretamente pelo Estado.
III) Os
conflitos entre os imperadores bizantinos e os papas culminaram em 1054 no “Cisma
do Oriente”, que dividiu a cristandade em duas igrejas: a Ortodoxa e a Católica
Apostólica Romana.
IV) A
arquitetura foi uma das artes mais desenvolvidas em Bizâncio, cujo exemplo mais
majestoso é a igreja de Santa Sofia, construída durante o reinado de
Justiniano.
Pode-se
afirmar que estão corretas somente:
A) II, III
e IV.
B) I, III e IV.
C) I, II e
III.
D) I e IV.
E) I e II.
06 (CEFET-PR) “No início do século VII, combinaram-se um mundo
assentado que perdera alguma coisa de sua força e segurança, e outro mundo nas
fronteiras, em mais estreito contato com os vizinhos setentrionais e aberto às
suas culturas. O encontro decisivo entre eles ocorreu em meados daquele século.
Criou-se uma nova ordem política, que incluiu toda a península Arábica, todas
as terras sassânidas, e as províncias sírias e egípcias do Império Bizantino;
apagaram-se velhas fronteiras e criaram-se novas. Nessa nova ordem, o grupo
dominante foi formado não pelos povos dos impérios, mas pelos árabes da Arábia Ocidental,
sobretudo de Meca.” (In: HOURANI, Albert. Uma história dos povosárabes.
São Paulo: Companhia das Letras, 1994).
Leia as seguintes
afirmações sobre os árabes:
I) Os árabes, entre os
séculos VII e XI, ampliaram suas conquistas e trouxeram significativas mudanças
para a vida européia durante a Idade Média, dominando
a península Ibérica e bloqueando o comércio no mar Mediterrâneo.
II) Os
árabes forjaram uma importante civilização, pois os valores culturais da
Antigüidade Clássica chegaram ao conhecimento do mundo ocidental cristão porque
eles traduziram e difundiram entre os europeus importantes obras sobre o saber grego.
III) Por
intermédio dos árabes, foi introduzido na Europa o cultivo do arroz, da cana-de-açúcar,
do algodão, da laranja, do limão, da alface e da amora.
IV)
Difundiram uma ciência completamente submetida aos ensinamentos religiosos e propagaram
a obra “Mil e uma Noites”, mostrando que ela se baseia em lendas chinesas.
Pode-se
afirmar que estão corretas somente:
A) II, III
e IV.
B) I, III
e IV.
C) I, II e III.
D) I e IV.
E) I e II.
07- Maomé criou
para os árabes:
a) uma nova forma de organização política, que se utilizava
de mecanismos rudes e cruéis no tratamento com os povos conquistados.
b) um Estado muçulmano de caráter autocrático, que se
estruturou com as conquistas realizadas naInglaterra e Escócia.
c) uma nova forma de organização política e social,
cujos laços de união baseavam-se na identidade religiosa e não no parentesco.
d) uma religião que reverenciava Maomé como o único
e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas.
08 (UFAC) Falando do Período Medieval europeu, é errado fazer a seguinte
afirmação:
a)
Os laços de vassalagem no período medieval
envolviam direitos e obrigações, dentre as quais se destaca a prestação de
serviço militar para a proteção do suserano.
b)
A educação era controlada principalmente pelo clero
católico, que dominava as escolas dos mosteiros, as escolas paroquiais e as
universidades.
c)
A cultura, em geral, estava impregnada do ideal
religioso e a fé superava a razão.
d)
A Igreja foi, durante toda a Idade Média, uma
instituição poderosa, não apenas do ponto de vista religioso, mas também em
termos políticos, sociais, econômicos e culturais.
e)
O Período Medieval europeu foi marcado pela total
paralisação das atividades culturais, sendo corretamente chamado de Idade das
Trevas.
09- No mundo
feudal observamos a existência de três grupos sociais básicos:
I. clero, que
exercia o poder político de forma centralizadora.
II. a nobreza,
proprietária de terras e controladora da ordem militar.
III. os servos,
que cultivavam suas terras e vendiam os produtos, garantindo a subsistência.
Está(õ)
correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
A ) I
B) II
C ) III
D) I e II
E)
II e III
10- Durante a idade média o poder político administrativo
esteve concentrado nas mãos dos senhores feudais, que eram grandes
proprietários de terras.
Sobre o período
feudal podemos afirmar que:
I. a terra
simboliza a riqueza e por isso a posse sobre ela significava ter o poder.
II. os nobres
eram os defensores do sistema, encarregados de controlar a ordem militar.
III. os servos
tinham a possibilidade de sobrevivência ao obter terras para seu cultivo e trabalhar
também nas terras do senhor.
Está(õ)
correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
A) I
B ) II e III
C) III
D) I, II, III
E) I
e II
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