Pular para o conteúdo principal

POVOS BÁRBAROS E O ISLÃ



POVOS BÁRBAROS e O ISLÃ
1- Complete os espaços com V (verdadeiro) ou F (falso).
a) ( )  Para os germânicos, o chefe guerreiro não era uma figura muito importante.
b) ( )  O chefe guerreiro garantia a sobrevivência de todo o povo e o poder da aristocracia.
c) ( )  Os líderes guerreiros não eram escolhidos pelo Comitatus.
d) ( )  Os líderes guerreiros dirigiam um grupo armado nas conquistas e, depois da vitória, dividiam o butim entre eles.
e) ( )  Com o tempo a liderança entre os germânicos passou a ser hereditária.
Leia o texto para responder as questões 2 e 3:
Em 622, Maomé fugiu das perseguições que sofria na  cidade de Meca, instalando -se em Medina; esse evento marcou o início do  islamismo, que nos séculos seguintes expandiu-se por toda a Arábia, norte da  África e península Ibérica, formando um grande império muçulmano.
2 - Que influências Maomé absorveu para conceber a doutrina islâmica?
3 - Por que o Império Islâmico se fragmentou a partir do século VIII?
4 - “A visita à cidade de Meca é uma das obrigações de todo muçulmano. Ela faz parte dos  cinco pilares do Islã.” Cite e explique, com suas palavras, os cinco pilares do Islã.
5 - Complete o quadro com informações sobre o islã.
Quando e por quem foi fundado

Diferença em relação às crenças pré-islâmicas

Livro sagrado

Significado e importância da hégira

Significado de jihad


6- Associe as colunas:
1 – Yatrib      ( ) Nome dos seguidores de Maomé
2 – Meca      ( ) Cidade que recebeu o nome de Medina
3 – Maomé      ( ) Cidade onde nasceu o profeta
4 – Islâmicos    ( ) Fundador do Islã


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicação do castigo do açoite de Debret

CIVILIZAÇÃO ROMANA - QUESTÕES OBJETIVAS

CIVILIZAÇÃO ROMANA 01- (FATEC) A civilização romana exerceu uma grande influência sobre as civilizações posteriores, e dentre os maiores legados deixados por ela temos: a) o direito romano, que continua ainda hoje a ser a base da ciência jurídica, e o idioma. b) a organização social e sua estrutura administrativa. c) a cultura clássica, as ciências e as artes, além da religião politeísta e do idioma. d) o sistema econômico e a religião dualista copiada dos persas. e) a religião politeísta, bastante semelhante à grega, e a educação, que valoriza a escrita e a leitura. 02 (FGV) "A partir de então, passou-se a eleger cônsules em número de dois, ao invés de um único rei, com o propósito de que, se um deles tivesse a intenção de agir mal, o outro, investido de igual autoridade, o coibisse." Flávio Eutrópio, Sumário da história romana, in Historiadores latinos, NOVAK, G., M e outros (orgs.), trad., São Paulo, Martins Fontes, 1999, p. 259. O trecho acima refere-se ao perí...

Exercícios sobre o Egito Antigo

01(FURG) No Egito Antigo a maioria da população vivia em condições materiais precárias de existência. Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia: A) os felás. B) os artesãos. C) os escravos. D) os sacerdotes. E) nenhuma resposta está correta. 02 (FURG) Analise cada uma das seguintes afirmativas relacionadas ao Antigo Egito e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Dos tipos de escrita egípcia, a hieroglífica era a mais primitiva, utilizada pelos sacerdotes; no entanto, no Antigo Egito os outros tipos de escrita existentes foram o hirático, o demótico e o etrusco. (    ) Pode-se dizer que a história do Egito tem início com a sedentarização das populações que viviam às margens do Nilo, evoluindo para os nomos no IV milênio aC. (    ) Na crença egípcia, a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe de moradia. (    ) Apesar da preocupa...