Texto 1
Os Jesuítas subordinaram os índios a uma semi-servidão disfarçada que não correspondia ao que a servidão tem de específico, mas ao mesmo tempo, não era trabalho livre ou a escravidão na sua pureza conceptual. Contribuíram ainda para o abastardamento cultural do índio, destruindo os seus padrões de valores. Esses padrões eram fruto da experiência adquiri-da através de longo processo de adaptação ao meio. Os jesuítas substituí-ram esses padrões por outros aquilatados e impostos segundo esteriótipos e julgamentos morais que eram inteiramente estranhos aos índios. Esta de-fasagem levou a que a população indígena fosse marginalizando progressi-vamente do processo produtivo. (MOURA,1981, pp. 24-26).
atividade
1. Tendo como fonte de pesquisa o texto 1, analise o seguinte questionamento:
a) Por que o autor do texto 1 coloca a subordinação dos indígenas em três aspectos: semi-servi-dão, não trabalho livre e tampouco a escravidão na sua total pureza?
b) Por que a Igreja Católica, naquele contexto histórico, lutava por leis que abolissem o trabalho es-cravo indígena?
Documento 1
Em 1570, D. Sebastião proibiu a escravidão indígena, a não ser daqueles hostis ou an-tropófagos.Faço saber aos que esta lei virem, que sendo informado dos modos ilícitos que se têm nas partes do Brasil em cativar os gentios das ditas partes, e dos grandes inconvenientes que disso nascem, as-sim para as consciências das pessoas que os cativam... mando que em diante se não use nas ditas partes do Brasil dos modos que se até ora usou em fazer cativos os ditos gentios... salvo aqueles que forem tomados em guerra justa... ou aqueles que costumam saltear os portugueses e os outros gen-tios para os comerem... (BEOZZO, 1983, p. 16).
atividade
No documento 1, aparece o termo antropófago. O que vem a ser antropofagia? Como ela poderia intervir nas ações dos colonizadores em relação aos indígenas?
• Leia o documento 1 e responda: Qual era a posição do Rei de Portugal em relação à escravidão indígena?
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários