TOTALITARISMO E VIOLÊNCIA
LEIA COM ATENÇÃO OS TEXTOS RELACIONADOS, BUSCANDO IDENTIFICAR COMO SE DESENCADEARAM OS PROCESSOS QUE ENVOLVERAM PODER E O USO DA VIOLÊNCIA NOS REGIMES TOTALITÁRIOS.
TEXTO 1
O TOTALITARISMO MODERNO (HITLERIANO OU STALINIANO) PODE DEFINIR-SE COMO VIOLÊNCIA EXERCIDA POR UMA FACÇÃO QUE SE ARROGA O DIREITO DE FALAR “EM NOME DE TODO O POVO” E QUE MONOPOLIZA, EM OPOSIÇÃO A TODAS AS CATEGORIAS SOCIAIS, OS MEIOS DE IMPEDIR QUE EXPRESSEM SEUS INTERESSES E SUAS PREFERÊNCIAS. O TOTALITARISMO CONSTIUIU A FORMA MAIS COMPLEXA DA VIOLÊNCIA EXERCIDA CONTRA OS MEMBROS DA SOCIEDADE; ESSA VIOLÊNCIA É EXERCIDA POR DIRIGENTES QUE PROCURAM LEGITIMAR O SEU USO PELA NECESSIDADE DE CONSTRUIR OU RECONSTRUIR A UNIDADE DO CORPO POLÍTICO. O TOTALITARISMO PÕE EM AÇÃO UMA GAMA DE MEIOS DOS QUAIS O MAIS CARACTERÍSTICO É A VIOLÊNCIA CONTRA O JUÍZO DA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA, CONTRA O JULGAMENTO ÍNTIMO DOS CIDADÃOS COMUNS. ESSA VIOLÊNCIA TEM COMO OBJETIVOS MÍNIMOS IMPEDIR A EXPRESSÃO DE CERTAS PREFERÊNCIAS E TORNAR AS CONSCIÊNCIAS INDIVIDUAIS O MAIS SEMELHANTES POSSÍVEL E, DE QUALQUER MANEIRA, ABSOLUTAMENTE RECEPTIVAS ÀS INSTRUÇÕES DO “GRANDE IRMÃO”. PODEM CONSEGUIR ISSO PRIVANDO OS DISSIDENTES DE LIBERDADE (CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS, GULAG), OU PROCURANDO PREVENIR QUALQUER OPOSIÇÃO PELA INTROJEÇÃO DE HABITUS CONFORMES. (ADAPTADO DE BOURDON & BOURRICAUD, 1993, P. 609).
TEXTO 2
CONSIDEREMOS UMA OUTRA FUNÇÃO DA POLÍTICA DA VIOLÊNCIA, QUE DERIVA PRECISAMENTE DO FATO DE QUE OS CONFLITOS VIOLENTOS COM UM INIMIGO TENDEM, EM DETERMINADAS CONDIÇÕES, A INTENSIFICAR A UNIÃO DO GRUPO. REFERIMO-NOS AO DESVIO DAS HOSTILIDADES CONTRA DIFERENTES COMPONENTES DA COMUNIDADE, MEDIANTE O ATAQUE CONTRA UM “BODE EXPIATÓRIO”. ESTA CONDUTA PODE CONSISTIR NUMA CAMPANHA PROPAGANDÍSTICA NACIONALISTA ASSUMINDO A FORMA DE ATOS RITUAIS E CERIMONIAIS, QUE SE REPETEM DE MANEIRA MAIS OU MENOS REGULAR E OPERAM COMO VÁLVULA DE SEGURANÇA OU PODEM DESENCADEAR-SE CONTRA UM GRUPO INTERNO. UM EXEMPLO PARTICULARMENTE BRUTAL, E AO MESMO TEMPO EFICAZ, É O DA VIOLÊNCIA NAZISTA CONTRA OS JUDEUS NA FASE DE ASCENSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO NAZISMO. NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE ESTE BODE EXPIATÓRIO PERMITIU A MUITOS ALEMÃES, ESPECIALMENTE NAS CAMADAS PEQUENO-BURGUESAS, ACREDITAR NOVAMENTE, DESTA VEZ SOB FORMA DE UM NACIONALISMO EXASPERADO, NA RECONSTITUIÇÃO DA UNIDADE E DA POTÊNCIA DA ALEMANHA APÓS A DERROTA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL COM SUAS GRAVÍSSIMAS CONSEQUÊNCIAS. (ADAPTADO DE BOBBIO, 2000, P. 1298).
EXERCÍCIO:
1) FAÇA UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS IDEIAS CONTIDAS NOS TEXTOS, INDICANDO PONTOS DE CONCORDÂNCIA ENTRE ELES.
2) O QUE É TOTALITARISMO?
3) CITE DUAS CARACTERÍSTICAS DO REGIME TOTALITÁRIO.
Comentários