Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

1) (PUC-PR) Antes do início da Segunda Guerra Mundial (1939), algumas potências realizaram conquistas, em luta pela obtenção de espaço vital.
Sobre o tema, assinale a opção correta:
I. A Alemanha invadiu a França e anexou as regiões da Alsácia e Lorena.
II. A França conquistou o Sudão.
III. A Itália invadiu e conquistou a Abissínia (Etiópia).
IV. A Inglaterra invadiu e estabeleceu um protetorado sobre o Camerun.
V. O Japão invadiu e conquistou as Filipinas.
Estão corretas:
A) II, III e V
B) I, IV e V
C) III, IV e V
D) I e III
E) apenas III

2) (Fatec) O término da Primeira Guerra Mundial, em 1918, põe fim às hostilidades militares entre os países em conflito, mas lança as questões que levam à explosão da Segunda Guerra. Na verdade, aquela acelerou as contradições que, não resolvidas pelo Tratado de Versalhes, culminaram na Segunda Guerra Mundial.
Sobre esse assunto, afirma-se:
I - Nas origens do primeiro conflito mundial predominaram os problemas europeus, e no segundo foram as questões relacionadas ao Oriente Médio.
II - Tanto a Primeira quanto a Segunda Guerra podem ser definidas como "guerras de redivisão de mercados e colônias, questões internas do sistema imperialista".
III - As várias contradições sociais, econômicas e ideológicas entre as principais potências capitalistas levaram, tanto no período anterior a 1914, quanto no que precede a Segunda Guerra, à corrida armamentista e às guerras localizadas.
Dessas afirmações:
a) apenas I e II estão corretas.
b) apenas I e III estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) todas estão corretas.
e) nenhuma está correta.

3) (UFSCar) As relações entre as potências européias, no século XIX, seguiram basicamente os princípios estabelecidos pelo Congresso de Viena. Durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente norte-americano Woodrow Wilson apresentou os princípios de uma nova diplomacia, voltada para
A) o reconhecimento do equilíbrio de força entre as nações.
B) a legitimação internacional da supremacia dos Estados Unidos na América Latina.
C) a restauração dos governos europeus derrubados pelas revoluções socialistas.
D) o reconhecimento dos direitos legítimos das nacionalidades.
E) a defesa dos países americanos contra possíveis intervenções imperialistas.

4) (Vunesp) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se
a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.
b) a desestabilização da sociedade européia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus.
c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.
d) a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha.
e) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.

5) (Mack) A respeito do envolvimento dos E.U.A. na Primeira Grande Guerra é INCORRETO afirmar que:
a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os E.U.A.
b) os E.U.A. financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte.
c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norte-americanos na Europa.
d) contrariando o Congresso, o presidente dos E.U.A. rompeu a neutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.
e) a adesão dos E.U.A. desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.

6) (UNICENTRO)“Estamos tão exaustos que dormimos mesmo sob intenso barulho. A melhor coisa que poderia acontecer seria os ingleses avançarem e nos fazerem prisioneiros. Ninguém se importa conosco. Não somos revezados. Os aviões lançam projéteis sobre nós. Ninguém mais consegue pensar. As rações estão esgotadas [...] Não há uma única gota de água. É o próprio inferno.” (Carta encontrada no bolso de um soldado alemão. In História do século 20. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 958-960). Com base no relato desse soldado morto na I Grande Guerra Mundial e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a) Houve grandes conquistas territoriais por parte da Alemanha, em razão dos rígidos valores do militarismo prussiano, que exigia obediência quase cega dos indivíduos ao Estado.
b) Os clubes patrióticos e associações militares, surgidos na Alemanha, criticavam a guerra e apoiavam os acordos internacionais, defendendo os soldados alemães rebeldes.
c) Os países beligerantes, abrindo mão do uso de gases tóxicos, tanques, submarinos e aviões, pouparam a vida de grande parte dos combatentes e preservaram importantes recursos dos países envolvidos.
d) Os soldados e trabalhadores dos países da Tríplice Aliança apoiaram a continuidade da guerra, com manifestações favoráveis ao serviço militar obrigatório e à luta incondicional nas trincheiras.
e) Uma das características dessa guerra foi a imobilização em trincheiras, submetendo os soldados às bombas e balas inimigas, ao frio, à fome e às doenças.

7) (MAXI) O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por:
A) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo.
B) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.
C) estagnação das economias socialista e capitalista e aliança entre os E.U.A. e a U.R.S.S. para deter o avanço fascista na Europa.
D) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os E.U.A e a U.R.S.S.
E) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.

8) (MAXI) "A guerra européia que se iniciou no 1º de setembro de 1939 foi a guerra de Hitler. Historiadores continuarão a discutir as forças sociais, econômicas e políticas que o levaram a assumir uma série de riscos calculados que culminaram em uma guerra em grande escala". (KITCHEN, Martin. "Um mundo em chamas". Rio de janeiro: Zahar, 1993. p. 11.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Hitler, apesar do poder absoluto que detinha no Estado Maior Alemão, foi forçado a agir em um contexto socioeconômico, no qual era dependente do apoio ativo de seus subordinados.
II. Hitler se encontrava em pleno comando da política externa alemã, e suas ações levaram em conta as circunstâncias sociais históricas e culturais de sua época.
III. A guerra implementada por Hitler resultou de sua insanidade e de seus interesses pessoais, o que isenta, assim, a sociedade alemã de qualquer responsabilidade sobre os resultados da empreitada.
IV. As decisões de Hitler bem como a política interna e externa por ele encetada foram respaldadas pelas elites diplomáticas e militares e pelas classes hegemônicas alemãs.
Estão corretas apenas as afirmativas:
(A) I e III.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) I, II e IV.
(E) II, III e IV.

9) (MAXI)  O filme "A queda – Os últimos dias de Hitler", recentemente exibido nos cinemas, causou polêmica pois, segundo alguns críticos, "humaniza a figura de Hitler". A principal preocupação desses críticos era que o público do filme, ao ver Hitler em cenas do quotidiano doméstico, simpatizasse com sua figura e passasse a ver o nazismo de forma mais tolerante. Em resposta às críticas, o diretor do filme afirmou que sua intenção era a oposta: aumentar a discussão sobre o período nazista, para evitar que as idéias propagadas por Hitler pudessem reaparecer na política atual. Dessa forma, em meio à polêmica, os dois lados manifestaram intenção semelhante:
(A) alertar para os riscos do totalitarismo e das idéias racistas, como as defendidas pelo nazismo e aplicadas na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940.
(B) proibir a liberdade de expressão, para que tanto o nazismo quanto outras ideologias autoritárias, como o socialismo soviético, sejam eliminados.
(C) restabelecer a liberdade de organização político-partidária no ocidente, oferecendo alternativas institucionais para a difusão dos ideais nazistas.
(D) impor os princípios enunciados no Tratado de Versalhes que impediu, em 1919, a Alemanha de produzir armas e que foi ignorado pelos nazistas.
(E) reconhecer que, independentemente de suas idéias, os líderes políticos são seres humanos e que, portanto, têm direitos e merecem respeito.

10) (MAXI) ocorridas, destacam-se: 
I. O final da Segunda Guerra Mundial decretou o desaparecimento dos Estados autoritários,
reorganizando-se o mundo em bases inteiramente democráticas.
II. A ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética, liderando blocos de interesses
divergentes e originando a chamada "bipolarização" do mundo.
III. O declínio da influência europeia cuja hegemonia já havia sido comprometida desde a
Primeira Guerra Mundial.
Das afirmativas anteriores:
( a ) Apenas a I está correta.
( b ) Apenas a II está correta.
( c ) Apenas a III está correta.
( d ) Apenas I e II.estão corretas.
( e ) Apenas II e III estão corretas.

11(MAXI) Após o término da Segunda Guerra Mundial, foi determinado pelas grandes potências vencedoras doconflito que a Alemanha seria dividida em quatro zonas de ocupação, cada uma delas governada pela Rússia,Inglaterra, Estados Unidos e França. Esse acordo foiadotado em agosto de 1945, durante a Conferência de: 





( a ) Munique.
( b ) Nuremberg.
( c ) Versalhes.
( d ) Potsdam.
( e ) Yalta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicação do castigo do açoite de Debret

Tudo vale em busca do voto - Antiga Roma

“Para obter apoio popular, o candidato deve saber o nome dos próprios eleitores, elogiar seus méritos, bajular, mostrar-se generoso, fazer alarde e dar a esperança de um emprego público [...]. A generosidade é uma questão complexa. Talvez seus recursos não permitam que atinja todos os eleitores, mas para isso contribuem os amigos, que podem ajudar a agradar o povo miúdo. Nesse sentido, convém oferecer recepções e contar com o apoio de amigos para isso, tanto visando ao eleitorado em geral como a grupos específicos de eleitores [...]. No que se refere à sua imagem, faça saber que você é bom de bico, que os cobradores de impostos e a classe média lhe são favoráveis, que os nobres valorizam você, que a juventude está a seu lado. Sendo advogado, que seus clientes o apoiam, que a gente do campo e do interior faça o mesmo e venham até Roma para participar da sua campanha. Procure que os eleitores digam e mesmo pensem que você os conhece bem, que sabe o nome de cada pessoa, que você está se...

Exercícios sobre o Egito Antigo

01(FURG) No Egito Antigo a maioria da população vivia em condições materiais precárias de existência. Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia: A) os felás. B) os artesãos. C) os escravos. D) os sacerdotes. E) nenhuma resposta está correta. 02 (FURG) Analise cada uma das seguintes afirmativas relacionadas ao Antigo Egito e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Dos tipos de escrita egípcia, a hieroglífica era a mais primitiva, utilizada pelos sacerdotes; no entanto, no Antigo Egito os outros tipos de escrita existentes foram o hirático, o demótico e o etrusco. (    ) Pode-se dizer que a história do Egito tem início com a sedentarização das populações que viviam às margens do Nilo, evoluindo para os nomos no IV milênio aC. (    ) Na crença egípcia, a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe de moradia. (    ) Apesar da preocupa...