Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO REINADO

1.(UNIRIO) CONSTITUIÇÃO POLÍTICA DO IMPÉRIO DO BRAZIL (DE 25 DE MARÇO DE 1824)
(...)
CAPÍTULO VI
Das Eleições.
Art. 90. As nomeações dos Deputados, e Senadores para a Assembléia Geral, e dos Membros dos
Conselhos Geraes das Provincias, serão feitas por Eleições indirectas, elegendo a massa dos Cidadãos
activos em Assembléias Parochiaes os Eleitores de Provincia, e estes os Representantes da Nação, e
Provincia.
Art. 91 Têm voto nestas Eleições primarias.
I. Os Cidadãos Brazileiros, que estão no gozo de seus direitos politicos.
II. Os Estrangeiros naturalisados.
(...)
a) A partir do trecho constitucional apresentado, identifique uma ideia liberal.
b) Defina o conceito de cidadão brasileiro que goza de “direitos políticos” de que trata o artigo 91.

2. (UNIRIO) “A abdicação de D. Pedro I colocou diante da oposição vitoriosa as perspectivas ameaçadoras representadas por uma possível anarquia ou ditadura militar, devido à importância que o setor armado tivera naquela decisão do soberano, da proclamação da república como o desejavam setores mais radicais, ou de uma guerra civil que poderia levar a uma quebra da unidade nacional.”
ALBUQUERQUE, Manoel Maurício de. Pequena História da Formação Social Brasileira. RJ: Graal, 1986.
O período regencial promoveu algumas conquistas liberais que buscaram conciliar as pressões exercidas por grupos moderados em prol da centralização e, por outro lado, de exaltados que lutavam pela descentralização. A Regência enfrentou dificuldades econômicas e interesses regionais prejudicados que passaram a reivindicar mudanças no ordenamento político e econômico do país.
a) Indique um movimento regional de contestação da ordem que poderia levar o país a uma quebra da unidade nacional.
b) Explique uma de suas reivindicações.

3. (UNIRIO) “ As elites brasileiras que tomaram o poder em 1822 compunham-se de fazendeiros, comerciantes e membros de sua clientela, (...) optaram por um regime monárquico, mas, uma vez conquistada a Independência, competiram com o Imperador pelo controle da nação, cuja liderança assumiram em 1831(...),onde os grupos no poder sofreram a oposição de liberais radicais (...)” (Adaptação. Costa da, Emília. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Brasiliense;1985; p.7/8.)

A) Identifique os períodos da história do Brasil a que o texto se refere.
B) Descreva uma continuidade que pode ser percebida entre esses períodos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicação do castigo do açoite de Debret

Tudo vale em busca do voto - Antiga Roma

“Para obter apoio popular, o candidato deve saber o nome dos próprios eleitores, elogiar seus méritos, bajular, mostrar-se generoso, fazer alarde e dar a esperança de um emprego público [...]. A generosidade é uma questão complexa. Talvez seus recursos não permitam que atinja todos os eleitores, mas para isso contribuem os amigos, que podem ajudar a agradar o povo miúdo. Nesse sentido, convém oferecer recepções e contar com o apoio de amigos para isso, tanto visando ao eleitorado em geral como a grupos específicos de eleitores [...]. No que se refere à sua imagem, faça saber que você é bom de bico, que os cobradores de impostos e a classe média lhe são favoráveis, que os nobres valorizam você, que a juventude está a seu lado. Sendo advogado, que seus clientes o apoiam, que a gente do campo e do interior faça o mesmo e venham até Roma para participar da sua campanha. Procure que os eleitores digam e mesmo pensem que você os conhece bem, que sabe o nome de cada pessoa, que você está se...

Exercícios sobre o Egito Antigo

01(FURG) No Egito Antigo a maioria da população vivia em condições materiais precárias de existência. Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia: A) os felás. B) os artesãos. C) os escravos. D) os sacerdotes. E) nenhuma resposta está correta. 02 (FURG) Analise cada uma das seguintes afirmativas relacionadas ao Antigo Egito e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Dos tipos de escrita egípcia, a hieroglífica era a mais primitiva, utilizada pelos sacerdotes; no entanto, no Antigo Egito os outros tipos de escrita existentes foram o hirático, o demótico e o etrusco. (    ) Pode-se dizer que a história do Egito tem início com a sedentarização das populações que viviam às margens do Nilo, evoluindo para os nomos no IV milênio aC. (    ) Na crença egípcia, a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe de moradia. (    ) Apesar da preocupa...