Pular para o conteúdo principal

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - EXERCÍCIOS

01 (MAXI)  "As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII. Retiravam a água acumulada nas minas de ferro e de carvão e fabricavam tecidos, muitos tecidos. Graças às máquinas a vapor, a produção de mercadorias ficou muito maior."
(Schmidt, Mário. "Nova História Crítica". São Paulo: Nova Geração, 2002).
O texto citado refere-se:
A) à Revolução Francesa
B) à Revolução Industrial
C) à Revolução Gloriosa
D) ao Renascimento
E) à Revolução Russa

02 (MAXI)  "A expressão Revolução Industrial tem sido utilizada para designar um conjunto de transformações econômicas, sociais e tecnológicas que teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Em pouco tempo, essas mudanças afetariam outros países da Europa e outros continentes, alterando definitivamente as relações entre as sociedades humanas.
"FIGUEIRA, D. G. "História". São Paulo: Ática, 2005. p. 193.
Sobre esse tema são feitas as seguintes afirmativas:
I. A produção de tecidos foi um dos primeiros setores a desenvolver o processo industrializador.
II. Ao aumentar a produtividade de cada trabalhador, aumentou a oferta de mercadoria e, por consequência, possibilitou uma redução nos preços dos produtos.
III. O sucesso da Revolução Industrial foi tão significativo que originou movimento de todos os trabalhadores em apoio às máquinas. Esse movimento de apoio denominou-se Ludismo.

Assinale:
A) se apenas a afirmativa I for correta.
B) se apenas a afirmativa II for correta.
C) se apenas a afirmativa III for correta.
D) se as afirmativas I e II forem corretas.
E) se as afirmativas II e III forem corretas.


03(MAXILeia o texto a seguir, extraído de uma obra de autoria do humanista inglês Tomás Morus. "Vossos carneiros [...] Normalmente tão mansos, tão fáceis de alimentar com pouca coisa, ei-los transformados, dizem-me, em animais tão vorazes e ferozes que devoram até mesmo os homens, devastando e despovoando os campos, as granjas, as aldeias. Com efeito, em todas as regiões do reino, onde se encontra a lã mais fina e, portanto, a mais cara, os nobres e os ricos - sem falar de alguns abades, santos homens, não contentes de viverem à larga e preguiçosamente das rendas anuais que a terra assegurava aos seus antepassados, sem nada fazerem em favor da comunidade (prejudicando-a, deveríamos dizer) - não deixam mais nenhum lugar para o cultivo, acabam com as granjas, destroem as aldeias [...]"
Adaptado de: MORUS, Tomás. "Utopia". Porto Alegre: L&PM, 1997. p. 37.
Com essa passagem, o autor pretendeu denunciar
A) os cercamentos.
B) o levante dos ciompi.
C) as Jacqueries.
D) as revoluções comunais.
E) o Grande Medo.

04 (MAXI)  A Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XVIII, gerou profundas transformações, econômicas e sociais. Entre essas transformações, pode-se apontar
A) a diminuição do mercado consumidor nos países industrializados por causa da produção artesanal.
B) o fim do conflito capital-trabalho por causa dos acordos sindicais.
C) a dominação de todas as etapas da produção pelo trabalhador, sem divisão de trabalho.
D) a proliferação do trabalho doméstico, artesanal, nas áreas mais industrializadas.

(E) a redução dos custos de produção, ampliando o mercado consumidor.

05 (MAXI)  As precárias condições de vida operária reveladas por investigações realizadas na década de 1840, na Inglaterra, são resultantes de um processo marcado pelo avanço tecnológico, grandes transformações nas relações de trabalho e nas formas de produção, conhecido como
A) Primeira Revolução Industrial.
B) Liberalismo Econômico.
C) Segunda Revolução Industrial.
D) Revolução Gloriosa.
E) Terceira Revolução Industrial.

06 (FATEC) "De pé ficaremos todos
E com firmeza juramos
Quebrar tesouras e válvulas
E pôr fogo às fábricas daninhas."

(Canção dos quebradores de máquinas do séc. XIX, citada por Leo Huberman. História da riqueza do homem.1979)

O movimento representado nessa canção denominouse:

a) Liberalismo: defendia a idéia de que todas as nações deveriam implantar a liberdade de comércio e a destruição das máquinas.
b) Anarquismo: a maior parte de seus seguidores aponta Deus, o Estado e as máquinas como os maiores inimigos da liberdade humana.
c) Cartismo: originou-se de um documento chamado Carta do Povo, no qual, entre outras coisas, estava a defesa do sufrágio universal masculino e o voto secreto, além da destruição das máquinas, maiores concorrentes dos trabalhadores da época.
d) Socialismo: conjunto de doutrinas que defendia uma melhor distribuição da riqueza produzida pelo trabalho nas fábricas.
e) Ludismo: seus seguidores acreditavam que os responsáveis por sua miséria e desemprego eram as máquinas e passaram a destruí-las.

07(UNICENTRO) Segundo Marx, “era necessário tempo e experiência para o trabalhador aprender a distinguir a maquinaria de sua aplicação capitalista e atacar não os meios materiais de produção, mas a forma social como são explorados.” (MARX, In: Faria, 1989, p. 24).
O pensamento expresso no texto faz uma crítica
A) ao movimento cartista.
B) à atuação dos luditas.
C) à organização política do proletariado.
D) aos mecanismos de ação dos sindicatos.
E) à greve como instrumento de reivindicação.

08 (UNICENTRO) De acordo com o historiador inglês Eric Hobsbawn,
“as transformações levadas a efeito pela Revolução Industrial inglesa foram muito mais sociais que técnicas, tendo em vista que é nessa fase que se consubstancia a diferença crescente entre ricos e pobres”.
(Pazzinato & Senise, 2000, p. 94).
Entre as conseqüências da Revolução Industrial, destaca-se a
A) queda da preponderância política da nobreza.
B) diminuição do predomínio econômico da burguesia.
C) passagem de uma sociedade comercial para o estágio agrícola.
D) divisão da sociedade em duas classes fundamentais — burguesia e proletariado.
E) passagem de uma economia baseada no capitalismo financeiro para o capitalismo intervencionista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicação do castigo do açoite de Debret

CIVILIZAÇÃO ROMANA - QUESTÕES OBJETIVAS

CIVILIZAÇÃO ROMANA 01- (FATEC) A civilização romana exerceu uma grande influência sobre as civilizações posteriores, e dentre os maiores legados deixados por ela temos: a) o direito romano, que continua ainda hoje a ser a base da ciência jurídica, e o idioma. b) a organização social e sua estrutura administrativa. c) a cultura clássica, as ciências e as artes, além da religião politeísta e do idioma. d) o sistema econômico e a religião dualista copiada dos persas. e) a religião politeísta, bastante semelhante à grega, e a educação, que valoriza a escrita e a leitura. 02 (FGV) "A partir de então, passou-se a eleger cônsules em número de dois, ao invés de um único rei, com o propósito de que, se um deles tivesse a intenção de agir mal, o outro, investido de igual autoridade, o coibisse." Flávio Eutrópio, Sumário da história romana, in Historiadores latinos, NOVAK, G., M e outros (orgs.), trad., São Paulo, Martins Fontes, 1999, p. 259. O trecho acima refere-se ao perí...

Exercícios sobre o Egito Antigo

01(FURG) No Egito Antigo a maioria da população vivia em condições materiais precárias de existência. Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia: A) os felás. B) os artesãos. C) os escravos. D) os sacerdotes. E) nenhuma resposta está correta. 02 (FURG) Analise cada uma das seguintes afirmativas relacionadas ao Antigo Egito e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Dos tipos de escrita egípcia, a hieroglífica era a mais primitiva, utilizada pelos sacerdotes; no entanto, no Antigo Egito os outros tipos de escrita existentes foram o hirático, o demótico e o etrusco. (    ) Pode-se dizer que a história do Egito tem início com a sedentarização das populações que viviam às margens do Nilo, evoluindo para os nomos no IV milênio aC. (    ) Na crença egípcia, a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe de moradia. (    ) Apesar da preocupa...